Texto do Luta Popular sobre a Ocupação Esperança em Osasco, que #RESISTE mais um dia.
Cem famílias ocupam terreno em Osasco reivindicando moradia
Cerca de 100 famílias sem teto ocuparam, na madrugada desse sábado (24), uma área na Estrada do Portugal, no bairro Santa Fé, em Osasco (próximo a Rodovia Anhanguera). A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana já se posicionaram e o risco de conflito é iminente.
Nos últimos dois meses essa é a terceira ocupação feita pelo grupo, que conta com o apoio do Movimento Luta Popular, e que já cansou de esperar o tão falado direito à moradia. Existem atualmente 43 mil famílias inscritas no programa “Minha casa, minha vida” em Osasco. Desde 2009 a prefeitura entregou apenas 420 casas.
A área que ocuparam tem sido alvo de debates na imprensa por conta do projeto de instalação de um heliporto. Tanto a comunidade – que vive no entorno da região – quanto empresas aí instaladas há anos, como o SBT, tem dado uma batalha contra o projeto.
As famílias estenderam na entrada da área uma faixa com os dizeres: “Jorge Lapas, Osasco quer mais moradia e menos heliponto”.
Histórico
Nas duas últimas ocupações que fizeram, as famílias ergueram seus barracos em uma área de propriedade do governo municipal e abandonada há décadas, na rua Francisco Morato (Parque Bandeirantes). Ao serem ameaçadas de despejo no dia 12 de julho, optaram por sair pacificamente mediante promessa de reunião com a prefeitura.
A reunião aconteceu na manhã de 16 de julho, para a qual as famílias compareceram em passeata, com faixas, cartazes e apitos. Os representantes da prefeitura se comprometeram a avaliar a situação e tomar providências. Pediram que fosse entregue um cadastro com os dados e demandas de cada família. O cadastro foi entregue. Nenhuma medida, nem ao menos resposta, veio por parte da prefeitura.
“Não queremos conflito mas não aguentamos mais a humilhação de morar de favor ou de deixar de comer para pagar aluguel”, afirma nota divulgada pelo movimento, que conclui: “Se o conflito vier, virá pelo descaso da prefeitura. A responsabilidade pelo que ocorrer é do prefeito Jorge Lapas, da GCM e da PM”.
Ocupação Esperança – agost/2013
Página do Luta Popular www.facebook.com/lutapupolar
Mais fotos http://goo.gl/EV8qHX
O coletivo Mídia Negra apoia todxs que combatam o capitalismo!
Okupar é resistir!