COPA MOINHO VIVO: O PAGODE É NOSSO… ZONA LIVRE E DO POVO! (12-6-14)

Zona LIVRE e do POVO - Bem vindas e bem vindos.Nesta quinta feira, dia de abertura da Copa da FIFA, o Comitê Popular da Copa SP e o Movimento Moinho Vivo convidam todas e todos para uma intervenção lúdica: a Zona Livre e do Povo! A partir das 14h, vamos formar “quadrilha” pra dar um cacete no Ronaldo, tombar a FIFA e suas corporações, dançar pagode e forró, e exibir o jogo do Brasil do nosso jeito! Por outro futebol!

Vai ter: futebol, quadrilha, pagode, trabalhador ambulante, população de rua, moradores de ocupações, respeito às mulheres, brincadeiras pras crianças, debates sobre o direito à cidade: xs de baixo em suas muitas cores e lutas, juntxs e misturadxs! Não vai ter: zona de exclusão, polícia, patrocinadores, operário morto, remoção forçada, exploração sexual, estádio elitizado, nem grades nem catracas!

A Favela do Moinho, atacada constantemente por policiais, vítima de incêndios criminosos nos últimos anos, resiste há mais de 25 anos como a última favela no centro de SP. É a nossa Palestina, encrustada entre um muro e uma linha de trem, numa zona de exclusão tão bem delimitada quanto às que a Fifa impõe à cidade por conta de sua Copa.

Que discurso sobre um megaevento pode se sustentar quando traz em seu projeto, oficialmente, zonas de exclusão? A Copa da Fifa não é a Copa que queremos. Há 3 anos perguntamos, Copa pra quem? Hoje, a resposta já está mais do que clara. Pra quem luta, pra quem vive a cidade no seu dia-a-dia segregador e violento, pra quem pega metrô e ônibus lotado, pra quem trabalhou na construção das obras – e morreu nisso -, as portas da Fifa estão muito bem fechadas. Lacradas com o selo das três esferas de governo. Mas não é por isso que não teremos as nossas copas.

Neste 11 e 12 de junho, estaremos na Favela do Moinho pra abertura de uma outra copa, de todos e todas, para todos e todas, construída por todos e todas!
A Copa Rebelde do Moinho que se inicia hoje marca mais um momento de encontro entre pessoas que foram ensinadas a passar reto, não olhar no olho e seguir o ritmo de trabalho assassino da cidade, escancarado nas obras da Copa da Fifa. Convidamos quem luta, quem ficou de fora da Copa deles, quem curte jogar e assistir futebol, a botar a mão na massa pra estar conosco. O futebol – o pagode e a festa junina – são nossos!

Programação Futebol! Paulada no "Fênomeno". Cala a boca, Galvão! Tiro ao alvo FIFA Terrorista

 Vídeo – COPA MOINHO VIVO: O PAGODE É NOSSO… ZONA LIVRE E DO POVO

Álbum de fotos: https://e.sarava.org/Z5b

Página Moinho Resiste: www.facebook.com/moinhoresiste

Leia mais sobre a Copa Moinho Vivo: comitepopularsp.wordpress.com/2014/06/11/copa-moinho-vivo-o-pagode-e-nosso/

Fotos: Mídia Negra

(A)

This entry was posted in General and tagged . Bookmark the permalink.