Mídia Negra esteve na Arquidiocese do Rio de Janeiro e constatou a situação dos ex-moradores da ocupação Oi-Telerj.

Dia 18 de Abril Sexta-feira, por volta de 2 horas da manhã da suposta “Semana Santa”, a Guarda Municipal cercou as pessoas que estavam na ocupação e literalmente atacou famílias inteiras, famílias exaustas. Tudo com o acompanhamento atento da tropa de Choque, que aguardava na esquina, prontos para o ataque na hipótese de qualquer tentativa de defesa e resistência.Em uma tenebrosa marcha fúnebre, as famílias procuraram abrigo na Arquidiocese do Rio de Janeiro, que não ofereceu acolhimento.
Dia 21 de Abril Muitas famílias continuam no estacionamento da Igreja.Pudemos observar reuniões de organização autônoma, onde de forma voluntária e horizontal foram tomadas decisões sobre a ocupação.As crianças, que falam abertamente sobre o desejo de ter uma casa, o fazem sorrindo, criando brincadeiras dentro daquele espaço. A estrutura do local é precária e eles não contam sequer com uma quantidade de lona suficiente, pra garantir abrigo às crianças.Deixamos registrado que a maioria das famílias, assustadas com a violência da polícia e depois de receberem um documento que diz simplesmente que o Estado, um dia, poderá entregar moradia a elas, ficaram isoladas pela cidade. Algumas buscaram abrigo temporário com familiares e amigos em favelas próximas, outras permanecem nas ruas. A Prefeitura garante uma resposta até o prazo limite no dia 24, Quinta-feira.
SOLIDARIEDADE SEM FRONTEIRAS… Antes disso, há uma mobilização unificada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em solidariedade aos ex-moradores da Oi-Telerj e em repúdio à política de remoções. A intenção é reunir doações para as famílias e exigir o fim das remoções, política que garante a especulação imobiliária e abandona e mata os pretos, pobres e periféricos. O ato acontece dia 23, essa Quarta-feira, às 18h.
Ação em São Paulo: https://www.facebook.com/events/1413194618947160/?ref_dashboard_filter=upcoming
Ação no Rio de Janeiro: https: www.facebook.com/events/1520251731535471/
Seguimos acompanhando a resistência do povo! Organização popular, autogestão e horizontalidade! Favela Oi-Telerj Resiste!
#BOICOTEAOI#FODASEDUDUPAES#PEGAFOGORJ
Veja + em: http://zip.net/bmnd9q
22/04/14
Mídia Negra
(A)



