Mídia Negra – O dia em que o morro e descer e não for carnaval … Oi-Telerj (22-4-14)

Mídia Negra esteve na Arquidiocese do Rio de Janeiro e constatou a situação dos ex-moradores da ocupação Oi-Telerj.

Dia 12 de Abril Publicamos uma matéria que relata o processo de ocupação, tentativa de negociação e retomada do prédio através da repressão estatal.Segue o link: https://midianegra.noblogs.org/post/2014/04/13/telerj-a-marcha-funebre-prossegue/ Após a truculenta remoção, os moradores acamparam em frente a Prefeitura, exigindo providências do Prefeito Eduardo Paes. A primeira iniciativa do Estado foi enviar a Guarda Municipal para expulsar novamente os desabrigados, dessa vez de dentro da estação do Metrô. Foram obrigados a levar seus filhos para as calçadas, mantê-los debaixo da chuva.Mídia Negra Oi-Telerj. Famílias buscam refúgio em estacionamento da Catedral Metropolitana (RJ) / Foto: Mídia Negra #COPYLEFT 12 de Abril Publicamos uma matéria que relata o processo de ocupação, tentativa de negociação e retomada do prédio através da repressão estatal.Segue o link: https://midianegra.noblogs.org/post/2014/04/13/telerj-a-marcha-funebre-prossegue/ Após a truculenta remoção, os moradores acamparam em frente a Prefeitura, exigindo providências do Prefeito Eduardo Paes. A primeira iniciativa do Estado foi enviar a Guarda Municipal para expulsar novamente os desabrigados, dessa vez de dentro da estação do Metrô. Foram obrigados a levar seus filhos para as calçadas, mantê-los debaixo da chuva. Dia 18 de Abril Sexta-feira, por volta de 2 horas da manhã da suposta “Semana Santa”, a Guarda Municipal cercou as pessoas que estavam na ocupação e literalmente atacou famílias inteiras, famílias exaustas. Tudo com o acompanhamento atento da tropa de Choque, que aguardava na esquina, prontos para o ataque na hipótese de qualquer tentativa de defesa e resistência.Em uma tenebrosa marcha fúnebre, as famílias procuraram abrigo na Arquidiocese do Rio de Janeiro, que não ofereceu acolhimento.

_MG_0048

Dia 21 de Abril Muitas famílias continuam no estacionamento da Igreja.Pudemos observar reuniões de organização autônoma, onde de forma voluntária e horizontal foram tomadas decisões sobre a ocupação.As crianças, que falam abertamente sobre o desejo de ter uma casa, o fazem sorrindo, criando brincadeiras dentro daquele espaço. A estrutura do local é precária e eles não contam sequer com uma quantidade de lona suficiente, pra garantir abrigo às crianças.Deixamos registrado que a maioria das famílias, assustadas com a violência da polícia e depois de receberem um documento que diz simplesmente que o Estado, um dia, poderá entregar moradia a elas, ficaram isoladas pela cidade. Algumas buscaram abrigo temporário com familiares e amigos em favelas próximas, outras permanecem nas ruas.  A Prefeitura garante uma resposta até o prazo limite no dia 24, Quinta-feira.

_MG_0001 _MG_0063

SOLIDARIEDADE SEM FRONTEIRAS… Antes disso, há uma mobilização unificada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em solidariedade aos ex-moradores da Oi-Telerj e em repúdio à política de remoções. A intenção é reunir doações para as famílias e exigir o fim das remoções, política que garante a especulação imobiliária e abandona e mata os pretos, pobres e periféricos. O ato acontece dia 23, essa Quarta-feira, às 18h.

Pixação em ônibus carioca em apoio as famílias desalojadas no prédio da empresa OI. (A)  foto: Mídia Negra

Ação em São Paulo: https://www.facebook.com/events/1413194618947160/?ref_dashboard_filter=upcoming

Ação no Rio de Janeiro: https: www.facebook.com/events/1520251731535471/

Seguimos acompanhando a resistência do povo! Organização popular, autogestão e horizontalidade! Favela Oi-Telerj Resiste!
#BOICOTEAOI#FODASEDUDUPAES#PEGAFOGORJ


Veja + em: http://zip.net/bmnd9q

22/04/14
Mídia Negra
(A)

This entry was posted in General and tagged . Bookmark the permalink.